Olá posso ajudar?

Tipos de Tesoura para o Corte de Cabelo Perfeito

Já se perguntou por que os cabeleireiros têm tantos tipos de tesoura em suas bancadas? Ou por que, quando você tenta bancar o “fígaro” em sua casa com qualquer tesoura, o corte não dá certo? Neste caso, claro, a técnica faz toda a diferença.

Mas outro detalhe importante é o fato de que é extremamente necessário o uso da tesoura correta para esta finalidade. Elas são feitas de um material próprio para manter sua vida útil e fazer aquele corte perfeito para modelar o rosto do jeito certo.

Acompanhe a Monamie, loja de cosméticos e produtos de beleza no Rio de Janeiro, nesta postagem para saber mais sobre os tipos de tesoura disponíveis para os melhores cortes.

Material de fabricação de tesouras profissionais

É óbvio que as tesouras comuns não são feitas para cortes de cabelo. Primeiro, pela afiação. E depois por conta do tipo de material. As tesouras profissionais são fabricadas em aço inox ou em aço-carbono e são revestidas com material inoxidável.

Na hora do corte, é preciso umedecer os cabelos. O uso de tesouras feitas sem as peças adequadas pode oxidar as lâminas, devido ao uso frequente de água. Além de desgastar a tesoura, isso pode prejudicar os cabelos e deixá-los quebrados ou danificados.

Tesouras profissionais

Use tesouras profissionais

Tipos de tesoura

Tesouras retas

A tesoura reta é a mais convencional, utilizada geralmente nos primeiros momentos do corte. Por isso, é o equipamento básico de trabalho dos cabeleireiros.

Existem dois tipos de tesoura reta: as de lâmina curta e as de lâmina longa.

As tesouras retas de lâmina longa dão mais uniformidade aos cortes e podem alcançar áreas maiores que as tesoura de lâminas curtas. São ideais para cabelos mais grossos e com vasta umidade por serem mais pesadas. Comumente, os cortes com esse tipo de tesoura são feitos com o auxílio de pentes.

As tesouras retas de lâmina curta garantem maior controle durante o corte e, por isso, também mais precisão. Desta maneira, elas são as melhores opções para os cortes ao redor das orelhas e na nuca. Esse tipo de tesoura proporciona menos acidentes, então, os cortes com ela, em geral, não dependem de pentes para lidar com os fios de cabelo, mas os dedos são usados como auxílio.

Os barbeiros especializados em cortes masculinos ou mais tradicionais, por exemplo, tendem a utilizar esse tipo de tesoura apenas. Isso não é uma regra, uma vez que todos os tipos de profissionais manuseiam esse tipo de tesoura nos cortes.

Tesouras dentadas

Essas tesouras também possuem dois tipos: as dentadas e as dentadas duplas.

As tesouras dentadas clássicas são também conhecidas como desfiadeiras. Elas têm a função de retirar o volume, não o comprimento dos cabelos, por isso são usadas para dar efeitos de camada. Assim, com elas, é possível manter uma densidade maior de cabelos na altura da cabeça, enquanto permanecem com menos volume nas pontas.

Ideal também para usar em cortes com cabelos contendo química, essa tesoura possui uma das lâminas em forma de pente com uma quantidade variável de dentes: para cabelos femininos elas têm menos dentes do que as próprias para cabelos masculinos. Essa maior quantidade de dentes permite bons acabamentos em cabelos mais curtos ou, da mesma maneira, em cortes curtos

Nas tesouras dentadas duplas, as duas lâminas possuem dentes. Elas também retiram o volume sem alterar o comprimento dos cabelos, como as tesouras dentadas clássicas, mas dão acabamento aos cortes e textura ao cabelo com mais eficiência. Além disso, são ótimas para profissionais que sofrem de lesão por esforço repetitivo ou que têm uma carga de trabalho intensa.

Ambas proporcionam leveza para os cabelos e diminuem o efeito reto nos fios.

Tesouras tipo laser

Precisão é a maior característica nos cortes feitos pelas tesouras do tipo laser, pois elas são afiadíssimas! É como se os cabelos tivessem sido cortados a laser, daí o seu nome.

Ideal para cabelos sem muito volume, mais finos e para cortes retos. Por isso, são amplamente usadas em cortes masculinos e no corte de franjas.

Existem, ainda, tesouras térmicas que, ligadas em eletricidade, produzem calor para ajudar na selagem dos fios, assim como na sua hidratação. Elas ajudam a modelar e são recomendadas para cabelos ressecados ou com pontas danificadas. Já as tesouras do tipo navalha, assim como as próprias navalhas, são amplamente usadas para repicar os fios e não são recomendadas para cabelos ressecados ou que sofreram tratamentos químicos.

Na Monamie Cosméticos, você pode encontrar o tipo de tesoura ideal para a finalidade de seus cortes, ou pode também comprar uma de cada tipo para montar seu kit e melhorar seu trabalho como cabeleireiro. Se já não for um, possuir as tesouras adequadas é definitivamente o seu primeiro passo. Acesse o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU PRINCIPAL